Dia do Professor

15/10/2010 at 5:46 pm 3 comentários

Gostaria de comentar sobre recente reportagem “No Dia dos Professores, comemorado nesta sexta-feira (15), existem dúvidas sobre se há motivos para festa. Pesquisa da Fundação Victor Civita realizada no ano passado revelava que apenas 2% dos jovens tinham interesse em seguir carreira como professor. E esse desinteresse pela profissão não é de hoje.” Leia mais em [Clique aqui!]

Anúncios

Entry filed under: Consultoria em Projetos Educacionais. Tags: .

Delphi Conference 2010 ProfitChart RT

3 Comentários Add your own

  • 1. Gilson Longo  |  17/10/2010 às 12:51 pm

    Melhorar carreira docente é grande desafio para a educação
    Para o ministro da Educação Fernando Haddad, o maior gargalo para o desenvolvimento da educação no país é a valorização da carreira docente. Haddad apontou que, atualmente, um professor ganha 60% do salário de um profissional de outra área com a mesma escolaridade. “Acho possível [que consigamos atingir a paridade de salários] por causa da Emenda Constitucional 59, que estabelece o piso nacional do magistério”, disse o ministro. Apesar de ter sido aprovado, em 2008, o valor de R$ 950 como piso nacional para os docentes, existe uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) impetrada por cinco governadores (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Ceará) no STF (Supremo Tribunal Federal). Segundo a CNTE, entidade nacional de representação dos trabalhadores da educação, a Lei do Piso ainda não é amplamente cumprida.

    Fonte:
    http://www.uol.com.br

    [ Voltar ]

    Responder
  • 2. Gilson Longo  |  17/10/2010 às 12:56 pm

    MEC torna mais rígidas regras para universidade
    O ministro da Educação, Fernando Haddad, homologou uma resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que estabelece regras mais rígidas para que instituições de ensino superior tenham o status de universidade. Passam a ser exigidos pelo menos dois programas de doutorado e quatro de mestrado. As atuais universidades terão até 2016 para se adaptar – atualmente, quase a metade delas não conta com esse requisito mínimo. A resolução não vale para entidades estaduais e municipais, que seguem leis específicas, mas representantes de universidades federais também contestam a validade da medida. O “rebaixamento” para centros universitários ou faculdades tira da instituição parte de sua autonomia. Muitas instituições de ensino particular, porém, não concordam com as novas regras e chegaram a entrar com recurso, que foi rejeitado pelo CNE. Roberto Covac, representante legal do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, que reúne faculdades, centros universitários e universidades, diz que o grupo argumentou que faltou diálogo com o setor. “Outro problema é que a regra é única para um país muito grande, com realidades muito diferentes”, afirmou. Confira as diferenças entre faculdade, centro universitário e universidade além de outras informações no site.

    Fonte:
    http://www.estadao.com.br

    Responder
  • 3. Gilson Longo  |  17/10/2010 às 12:57 pm

    Educação é a melhor maneira de combater a pobreza, diz Unesco
    A diretora-geral da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Irina Bokova, afirmou que a educação é a melhor maneira de combater a pobreza. O assunto é tema da Conferência Mundial sobre Cuidados e Educação Infantil, em Moscou, na Rússia, onde estão reunidos representantes de 65 países. A ideia é fazer um balanço das ações em curso e definir o que deve ser feito para avançar até 2015. Irina afirmou que a meta é fixar a atenção nos cuidados na primeira infância, principalmente para as crianças mais pobres. De acordo com a Unesco, a primeira infância vai do nascimento até os 8 anos de idade. É nessa fase da vida em que há o desenvolvimento do cérebro, segundo especialistas.

    Fonte:
    http://www.uol.com.br

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

outubro 2010
S T Q Q S S D
« set   nov »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Most Recent Posts


%d blogueiros gostam disto: